terça-feira, outubro 30, 2007

O LOUCO


"Perguntais-me como me tornei louco.

Aconteceu assim:Um dia, muito tempo antes de muitos deuses terem nascido, despertei de um sono profundo e notei que todas as minhas máscaras tinham sido roubadas – as sete máscaras que eu havia confeccionado e usado em sete vidas – e corri sem máscara pelas ruas cheias de gente gritando: “Ladrões, ladrões, malditos ladrões!”

Homens e mulheres riram de mim e alguns correram para casa, com medo de mim.E quando cheguei à praça do mercado, um garoto trepado no telhado de uma casa gritou: “É um louco!”

Olhei para cima, para vê-lo.

O sol beijou pela primeira vez minha face nua.

Pela primeira vez, o sol beijava minha face nua, e minha alma inflamou-se de amor pelo sol, e não desejei mais minhas máscaras.

E, como num transe, gritei: “Benditos, benditos os ladrões que roubaram minhas máscaras!”Assim me tornei louco.

E encontrei tanto liberdade como segurança em minha loucura: a liberdade da solidão e a segurança de não ser compreendido, pois aquele que nos compreende escraviza alguma coisa em nós."


Khalil Gibran


E eu pergunto-me se as máscaras que usamos todos os dias não nos tornam mais loucos e mais presos que aqueles a quem chamamos indescriminadamente loucos?

9 comentários:

MIMO-TE disse...

Ola Pearl!

Gostei de te ter no meu canto e agradeço o teu comentário. Como sempre, visito também quem recebo, e sabes, que interessante dou "de caras" com um texto fabuloso e uma reflexão tão pertinente. Interessante, um tema que nos dá muito que pensar. Eu já escrevi sobre ele, se quiseres podes voltar e indo um pouco mais atrás encontra-lo. É um tema fabuloso, afinal mascaras todos algum dia temos que usar, mas sempre! Não!
Não gosto nada de máscaras!

Beijos, vou adicionar-te, se não te importas, e gostava de te voltar a ter no meu canto também. A partilha, é concertesa uma das razões que nos faz estar aqui.

Deixo-te muitos mimos

Avid disse...

Pergunta interessante... A resposta aho que a muito sabemos...embora adoremos finjir que nao. So e verdadeiramente feliz quem faz da loucura um viver...
Bjs meus

Pearl disse...

Obrigada pela tua visita, pelas tuas palavras e pelos teus mimos...
Serás sempre bem vinda, e com certeza que procurarei por entre os teus mimos o texto relacionado!
Não me importo nada, até agradeço... eu também te adiccionava se soubesse... enquanto investigo omo funciona, limito-me a ter-te nos favoritos do pc!
Bjks e muitos mimos para ti também!!

Pearl disse...

Diva, obrigada pela tua presença!!!
Concordo com a tua opinião, se não formos um pouco loucos não saberemos o que é ser feliz, ou pelo menos, ter alguns momentos de felicidade.
Bjks e até breve!

mik@ disse...

ola
gostei muito do texto, e concordo cm o que foi dito por vós.
(de momento não me ocorre mais nda pq ando cm duas noites mal dormidas. preciso de uma mascara mais saudavel pq a mnh carinha esta a dar pro branco, inda pensam que estou doente)...

Pearl disse...

Olá Olá Mik@!!!
Folgo em ver-te por cá de novo!!!
Então, vê se descansas, para não precisares de tantas máscaras...

Kapikua disse...

As máscaras que usamos diariamente carrega-nos de esquizofrenia: O problema é que aqueles que usam máscaras originais tipo modelo único são reprimidos pelos outros!!

Beijo
Curti o teu espaço, voltarei ;)

Pearl disse...

Agradeço o elogio e o comentário Kapikua!!!
A tua visita será sempre apreciada!!!
E os "Outros" que usam máscaras feitas em série ousam criticar as máscaras únicas!!!
;)***

mik@ disse...

estas nos meus favoritos pearl :)
obrigado por teres passado tb. hojeainda nao 'postei' nada mas vou tirar uma sestinha a ver se me ocorre algo :)