quinta-feira, junho 07, 2012

A verdade da mentira

Quando pensamos na mentira por si só, consideramos que é um acto condenável.
Acontece que há um outro lado da mentira que se prende com o instinto natural do ser humano, de se proteger, de proteger quem se ama.
Na generalidade, quando se mente, há intensão de esconder um facto que consideramos prejudicial.
O grave é que quando usamos a mentira para proteger quem amamos, normalmente porque não os queremos ver sofrer, acabamos por fazer sofrer aqueles a quem amamos precisamente por termos mentido.
Não quero com isto dizer que a verdade não fosse fazer sofrer, há toda a probabilidade disso acontecer, mas acontece que a mentira acaba por fazer sofrer duas vezes. Primeiro pelo facto que se tenta ocultar com a mentira, e depois com a própria mentira em si.
Acontece que o enganado, dificilmente irá aceitar que a mentira foi para o proteger da verdade dolorosa.
No fundo a mentira, independentemente dos motivos que a determinem, é sempre cesurável, e dificilmente conduzirá a algo de positivo!
Não vou aqui dar uma de santinha e fingir que não minto em caso algum... minto sim, sou humana, mas evito ao máximo usar desse expediente!
Quanto a mim, prefiro claramente uma verdade dolorosa a uma mentira piedosa!!!

3 comentários:

camaleoa disse...

Me too.

TIANO, Manuel Adriano disse...

Entre suas suas explicações e meus entendimentos sobre a razão da mentira temos a proteção de quem gostamos, ou busca de aprovação por parte de outros (ocultando) atos nossos cuja avaliação daqueles seria negativa. Responda-me então, se possivel depois de pensar profundamente, relacionando e generalizando, em face da sua preferencia "Quanto a mim, prefiro claramente uma verdade dolorosa a uma mentira piedosa!!!", O que faz depois de descobrir que te mentiram, uma duas, tres vezes ou sempre? Assume a verdade e continua tudo igual, ou rebela-se?

Meus parabens pelo seu texto....é oportuno para todos nós...na esfera política onde tenho coragem de olhar consigo notar que vive-se uma eterna mentira.

Kapikua disse...

Eu também!

Beijo grande!!!