segunda-feira, novembro 26, 2007

Sonho

Eis um dos meus poemas preferidos de todos os tempos...
Apela ao sonho, tal como esta Noite Estrelada de Vincent Van Gogh!
Pedra Filosofal
"Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso
em serenos sobressaltos,
como estes pinheiros altos
que em verde e oiro se agitam,
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.

eles não sabem que o sonho
é vinho, é espuma, é fermento,
bichinho álacre e sedento,
de focinho pontiagudo,
que fossa através de tudo
num perpétuo movimento.

Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel,
base, fuste, capitel,
arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral,
contraponto, sinfonia,
máscara grega, magia,
que é retorta de alquimista,
mapa do mundo distante,
rosa-dos-ventos, Infante,
caravela quinhentista,
que é cabo da Boa Esperança,
ouro, canela, marfim,
florete de espadachim,
bastidor, passo de dança,
Colombina e Arlequim,
passarola voadora,
pára-raios, locomotiva,
barco de proa festiva,
alto-forno, geradora,
cisão do átomo, radar,
ultra-som, televisão,
desembarque em foguetão
na superfície lunar.

Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança."

António Gedeão In Movimento Perpétuo, 1956

9 comentários:

Kapikua disse...

Assino por baixo a tua nota intrudotória ao poema do Gedeão!
É sempre um enorme prazer reler este poema!

Beijo

Avid disse...

Bela escolha... A muito que nao o lia, lembro-me perfeitamente que a ultima vez que ouvi esse poema foi pela boca de um escritor amigo, sentados no cafe do polana shopping tomando um chocolate quente:) ele leu-me em voz alta. Muito bonito, gosto do poema e do poeta.
Bjs meus

P.S. Essa foto da lagartixa ai no post abaixo da arrepios agrrrrrrr ecaaaa ODEIO esse bicho!!!

Unknown disse...

Nunca é demais... Para mim um dos mais bonitos poemas...

Hydrargirum disse...

Ai Pearl...!!!

Batalho com o Influeza...e não sei quem vai ganhar!!!

Hoje fui eu a chegar aqui tarde...e não sei se sou o primeiro ou o último, só vou saber, qd postares os comments!!!

Eu ADORO o Starry Night do VVG....ADORO!!!
E ADORO o poema de Gedeão!...escrito no ano de nascimento da Hydra-Mãe!!!

Que bela combinação visual que me deste hoje:)
:)***

Op.Louca disse...

Pearl...

Optima escolha a tua! :)

Beijinho

Azul Limao disse...

Adoro este poema...
foi um prazer!

Pearl disse...

Kapikua:
É verdade! Para além de o ter colocado aqui, cada vez que passo acabo sempre por ler mais uma vez... é incrivel como me prende!
:o)))***

-----
Diva:
Se te trouxe boas lembranças já valeu a pena ter postado...
Realmente continuo a dizer enche-me a vista!!! LOL
:o)))***

RPS: Essa lagartixa dá mesmo arrepios, até a mim que lá lhe pus... xiça!!! Eu tb detesto esse bicharoco feio e nojento...

-----
David:
Concordo contigo, é um poema sempre actual, nunca é demais mesmo!
:o)))***

-----
Hydra:
Xiiiiiiii... melhoras!!! Vais ver que tu irás ganhar!!! Afinal, quem luta com um frasco de gel de banho e rolos de PH (porque te recusas a escrever a palavra completa e por solidariedade não quiz obrigar-te a lê-la) vence bem uma coisita pequinita que nos deixa de cama! Para te ajudar nessa batalha podes ir buscar uns reforços, tipo chá de gengibre e coisas que tais...
Tu não chegas tarde, ficaste retido na luta contra a gripezita... (temos que minimizar o problema por forma a fazê-lo desaparecer!)
Fiquei feliz ao saber que te dei uma bela combinação visual!! E espero que tenha ajudado a melhorar!!!
As melhoras!!! Sinceras!!!
:o)))***

-----
Op. Louca:
Obrigada!!!
Gosto muito deste poema e o quadro também é inspirador!
:o)))***

-----
Azul limão:
E afinal o que é a vida senão esse "ajuntamento" de pequenos prazeres!?!?!?
:o)))***

Hydrargirum disse...

Oh Pearl:) Mto obrigado pelas tuas palavras doutas (Ai dás-mas?....ok piada estúpida!)...
Já me encontro a arribar...felizmente!!!
É uma luta desigual...eu não os vejo...ao contrário do gel e do PH...e que desde já agradeço a simpatia pela não menção extensiva do dito!:)
E chá tenho bebido litros de limão com mel!:)...ai que bem me sabe!:)
:)***

Pearl disse...

Hydra:
LOL
Dou-te, dou-te!!! LOL
Mel - blarghhhhhh
Se não vês o inimigo, aí está uma batalha que vale a pena ganhar!!! LOL
Espero que estejas melhor!
:o)))***